Home / Brasil/Mundo / Tsunami deixa mais de 160 de mortos na Indonésia, segundo autoridades.

Tsunami deixa mais de 160 de mortos na Indonésia, segundo autoridades.

RIO – O número de mortes causadas por um tsunami na Indonésia subiu para 168 e 745 pessoas ficaram feridas. A série de ondas gigantes atingiu praias nas ilhas de Java e Sumatra, na região do Estreito de Sunda neste sábado (22), informaram autoridades indonésias na manhã de domingo (horário local).

A Agência Nacional para Mitigação de Desastres informou que a tsunami foi provocada por um deslizamento de terras submarino causado por um vulcão:

“Foi causado pela combinação de um deslizamento de terra submarino, resultante de atividade vulcânica do Anak Krakatoa e um maremoto, intensificado por influenciada da Lua cheia,” informou o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Segundo as autoridades locais, 30 pessoas estão desaparecidas. O tsunami destruiu 558 casas e danificou fortemente nove hotéis, 60 restaurantes e 350 barcos. Áreas residenciais e túristicas foram fortemente afetadas.

Segundo nota divulgada pela Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG), “a tsunami atingiu diversas áreas do Estreito de Sunda, incluindo praias na região de Pandeglang, Serang e Lampung do Sul”.

A tsunami atingiu a região por volta de 21h30m (hora local, no sábado à noite; por volta de 12h30m, em Brasília). Endan Permana, chefe da Agência Nacional para Mitigação de Desastresem Pandeglang, informou à Metro TV que a polícia local estava providenciando assistência imediata para as vítimas em Tanjung Lesung na província de Baten. O local é um destino turístico popular, não muito longe de Jacarta.

– Há muitos desaparecidos – disse Permana.

Em 26 de dezembro de 2004, um tsunami no Oceano Índico provocado por um terremoto matou cerca de 226 mil pessoas em 13 países, incluind mais de 120 mil na Indonésia.

Região estava tomada por tusristas

A porta-voz da Cruz Vermelha na Indonésia, Kathy Mueller, disse à rede de TV americana CNN que por causa da temporada de festas, “a área de Pandeglang estava tomada por turistas locais quando as ondas chegaram”.

Equipes da Cruz Vermelha estão levando para a região utensílios domésticos básicos, água limpa e equipamentos para ajudar a limpar os detritos.

Ilha vulcânica no ‘Anel de Fogo’

Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que emergiu do oceano meio século depois da erupção mortal de Krakatoa, em 1883. A Indonésia, um dos países mais propensos a desastres da Terra, se situa no chamado ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, onde placas tectônicas se encontram e uma grande parte das erupções vulcânicas e dos terremotos do mundo ocorrem. Frequentemente registram-se no país terremotos mortais. Anak Krakatoa é um dos 127 vulcões ativos registrados no arquipélago.

O tsunami deste sábado foi o mais recente de uma série de tragédias que atingiram a Indonésia este ano. Sucessivos terremotos destruíram partes da ilha turística de Lombok, e um duplo terremoto e tsunami matou milhares de pessoas na ilha de Sulawesi. Quase 200 pessoas morreram quando um avião da Lion Air caiu no Mar de Java em outubro.

Autoridades alertaram moradores e turistas nas áreas costeiras ao redor do Estreito de Sunda para ficarem longe das praias e uma advertência de maré alta permanece até a próxima terça-feira.

‘Não houve terremoto’, diz porta-voz

Nugroho disse à Metro TV que tsunamis provocadas por erupções vulcânicas eram ‘raras’, e que a tsunami que atingiu o Estreito de Sunda não teve origem em um terremoto.

– Não houve terremoto, e a erupção do Anak Krakatoa também não foi assim tão intensa – disse Nugroho à Metro TV, acrescentando que não houve tremores sísmicos “significantes” para indicar que havia uma tsunami se aproximando.

A erupção do Krakatoa cricou uma coluna de cinzas vulcânicas que segundo estimativas alcançou 500 metros de altura.

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*