Home / Alagoas / Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser digital em Alagoas

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser digital em Alagoas

O governador Renan Filho e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Adrualdo Catão, lançaram, nesta terça-feira (2), a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que também oferece a CNH Digital.

O CRLV digital traz todas as informações e tem a mesma validade que o documento impresso. Para ter acesso a ele no aplicativo, o proprietário tem que ter pago o licenciamento de 2018 para depois fazer um cadastro do veículo. O governador Renan Filho aproveitou a oportunidade e fez seu primeiro acesso de forma rápida durante sua passagem pelo Detran.

“Essa novidade traz mais segurança e mais conforto para os proprietários de veículos que agora não precisam andar com seu documento físico. Em dez minutos eu fiz aqui o cadastro do meu veículo. É uma nova tecnologia com a facilidade do celular, tão fácil quanto cadastrar um e-mail, aderir a uma rede social ou utilizar a conta bancária no celular”, disse o governador.

Alagoas é o 13º estado do País a ofertar a opção desse documento de forma eletrônica e os estados que ainda não implantaram a ferramenta têm até o dia 30 de junho deste ano para fazê-lo, conforme a Resolução nº 769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, destaca que o órgão estadual preza pela desburocratização e simplificação dos serviços prestados à população. “Cada passo tem que ser dado da maneira mais segura possível. O evento hoje e a vinda do governador legitima o processo para facilitar a vida do cidadão, a ideia é diminuir o máximo possível a necessidade de perder tempo se deslocando”, ressalta o diretor.

Catão ainda reforça que a autarquia foi pioneira em implantar, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, um grupo setorial de trabalho que irá analisar os procedimentos institucionais e verificar a documentação que deve ser cobrada em cada um deles. “O Detran instaurou o primeiro grupo de trabalho para mapear cada um dos processos e fazer com que a gente elimine toda a burocracia desnecessária e, claro, isso tem que ser feito com toda a segurança porque esse é um órgão que lida com o patrimônio das pessoas”, pontua.

O CRLV Digital está sendo implantado em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O acesso é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet. Além disso, o documento pode ser compartilhado para até cinco pessoas que porventura utilizem o mesmo veículo.

“Eu defendo que cada vez mais os órgãos públicos se digitalizem e estejam conectados com os novos anseios da população, com transparência e cada vez mais próximos do cidadão. É isso o que o Detran de Alagoas vem tentando fazer”, finalizou o governador.

Passo a passo para obter a CNH e o CRLV Digital

Quem já possui a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Renan Filho e Adrualdo Catão destacaram a praticidade e a redução da burocracia com a utilização do CRLV Digital (Fotos: Márcio Ferreira)

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre a adesão ao documento digital os usuários poderão acessar o site www.detran.al.gov.br ou http://www.serpro.gov.br/.

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*