Home / Destaques / Solenidade abre festejos de 383 anos de elevação de Penedo a categoria de vila.

Solenidade abre festejos de 383 anos de elevação de Penedo a categoria de vila.

Iniciando as comemorações alusivas aos 383º aniversário da elevação de Penedo a categoria de vila, foi realizada pela Prefeitura de Penedo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, uma solenidade no Theatro Sete de Setembro, na noite da última quinta-feira (11). Durante o evento foram lançados pelos Correios, os selos comemorativos referente a data, que esse ano foram cinco, homenageando importantes aspectos culturais do município: Batucada Unidos do Bairro, Batucada Milionários do Samba, Mestre Santeiro Tim Maia,  Guerreiro  Treme Terra e  Lavagem do Rosário, feitos por estudantes da cidade, que também foram premiados durante o evento.

O evento contou com a presença do Prefeito Marcius Beltrão, Secretária Municipal de Cultura Aliny Costa, professora da Universidade de Évora, em Portugal, Izabel Bezelga; Coordenador da Unidade Penedo da UFAL, professor Alexandre Ricardo de Oliveira; Coordenadora do Projeto “A Cidade, A Criança e o Patrimônio” e professora da Universidade Federal de Alagoas, Lenira Hadadd; Diretor da produção cinematográfica, Valdeville , que está sendo gravado em Penedo,  cineasta Élcio Verçosa Filho; secretários municipais, vereadores, entre outros.

Durante a solenidade ocorreu a apresentação do projeto: A criança, a cidade e o patrimônio  uma parceria da Prefeitura de Penedo, Câmara municipal de Évora (Portugal), UFAL, Iphan e direção de Cultura do Alentejo em Portugal, o projeto que tem o objetivo de resgatar, preservar e despertar a população para a necessidade de valorização do patrimônio material e imaterial de Penedo, sendo realizado com crianças da rede municipal de ensino. Durante a apresentação foi mostrado por meio de fotos, algumas semelhanças entre Penedo e Évora, na qual na milenar cidade Portuguesa também existe diversos prédios de arquitetura barroca, semelhante aos existentes em Penedo.

Também durante o evento ocorreu à apresentação cultural realizada pelo Guerreiro Treme-Terra, um dos símbolos culturais de Penedo, exposição de artes plásticas produzidas por artistas locais e as apresentações das batucadas homenageadas: Unidos do Bairro e Milionários do Samba em frente ao Theatro Sete de Setembro.

O Prefeito de Penedo Marcius Beltrão realizou a 1ª obliteração dos selos alusivos ao aniversário da cidade e também participou das entregas das premiações aos alunos das escolas municipais, que produziram os cinco desenhos escolhidos para produção dos selos.

Após isso falou para os presentes, destacando a importância da data e o fato do início das comemorações acontecer no  centenário Theatro Sete de Setembro, de arquitetura italiana e grande relevância histórica para Penedo. Também falou sobre a parceria com a cidade de Évora em Portugal, para realização do projeto hora apresentado. Ao final cantou os parabéns, junto com o público  pelos 383 anos de elevação de Penedo a categoria de vila.

 

Fonte: Ascom/PMP

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*