Maceió está na fase azul desde o dia 14 de agosto, mas esse é o primeiro feriadão desde o início da pandemia com autorização para vendedores ambulantes, bares da orla e passeios às piscinas naturais.

Famílias lotam praias de Maceió no feriado de 7 de setembro
Famílias lotam praias de Maceió no feriado de 7 de setembro

Nas praias da Pajuçara e da Ponta Verde, na capital, muita gente ocupava as faixas de areia. Famílias em cadeiras sob guarda-sóis, crianças jogando bola, a maioria sem máscara de proteção, equipamento ainda obrigatório em locais públicos por decreto do governo estadual.

Praia do Francês, em Marechal Deodoro, registra movimentação grande no feriado

Praia do Francês, em Marechal Deodoro, registra movimentação grande no feriado

No município vizinho, Marechal Deodoro, que está na fase amarela a cena se repetiu na Praia do Francês, uma das mais procuradas por alagoanos e turistas.

Os vendedores ambulantes estavam usando máscara e disseram orientar os clientes que atendiam sem máscara, mas ainda assim muita gente deixou de lado a preocupação com a pandemia.

G1 questionou as prefeituras de Maceió e de Marechal Deodoro e a Polícia Militar sobre fiscalização para inibir aglomerações. Sobre Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) respondeu por meio de nota que o foco é no trabalho dos comerciantes e que dispersão de aglomerações é realizada pela Vigilância Sanitária e pela PM (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Por meio de nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro informou que montou equipes de fiscalização para garantir os cumprimentos das medidas de segurança dos estabelecimentos e ambulantes do município, mas que o número de pessoas que procuraram a Praia do Francês foi muito acima do esperado (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Também por nota, a PM informou que continua abordando e dispersando flagrantes, mas também reforça que os números 190 e 181 estão disponíveis para denúncias. A Polícia Militar também pediu prudência da população para evitar aglomerações (confira a nota na íntegra no final do te

Nota da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió

A atuação fiscalizatória da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) tem foco no exercício de atividades econômicas desenvolvidas em áreas públicas e em equipamentos públicos por permissionários. A fiscalização esteve presente na orla fazendo seu procedimento rotineiro de acompanhamento e orientação. A Guarda Municipal também esteve presente realizando o patrulhamento.

A dispersão de aglomerações e as orientações aos banhistas sobre o uso de máscaras são ações de competência da Força Tarefa que, atualmente, é composta pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que recebem suporte da Guarda Municipal durante as operações.

Nota da Polícia Militar

Desde o início da vigência dos Decretos Emergenciais de isolamento como objetivo de conter o avanço da Covid-19, a Polícia Militar vem se empenhando nas ações de fiscalização do cumprimento do decreto governamental. As equipes de policiamento ostensivo dos batalhões da Corporação e guarnições do Programa Força Tarefa de Segurança Pública seguem com as fiscalizações diárias além do serviço de patrulhamento e combate ao crime que sempre desenvolveram. Somado a isso, na Capital, a PM se uniu ao município de Maceió em uma Força Tarefa para combater irregularidades em áreas públicas e estabelecimentos. Sobre casos de aglomeração recentes, a PM afirma que continua abordando e dispersando flagrantes, mas também reforça que os números 190 e 181 estão disponíveis e receptivos a denúncias desta natureza. A Corporação pede ainda à população mais prudência. E lembra a todos da importância de continuar adotando as medidas de higiene e prevenção ao vírus.

Nota da Prefeitura de Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro por meio das Secretarias de Planejamento, Turismo e Saúde, com o apoio do Ministério Público e da Polícia Militar, montou equipes de fiscalização para garantir os cumprimentos das medidas de segurança dos estabelecimentos e ambulantes do município.

Além disso, a Prefeitura de Marechal Deodoro pede para que a população possa cooperar, tomando as medidas necessárias e evitando aglomerações. Desta forma, seguimos juntos em combate a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*