Carregando agora
×

AL terá todos os principais acessos aos municípios pavimentados ainda neste ano

AL terá todos os principais acessos aos municípios pavimentados ainda neste ano

Em Belo Monte e Pindoba, duas últimas cidades que não contam com vias de acesso construídas, as obras de implantação e pavimentação já estão em andamento

Texto de Rafaela Pimentel

Do total de 102 municípios em todo o Estado, apenas dois ainda não contam com seus principais acessos pavimentados. Para chegar às cidades de Pindoba e Belo Monte em Alagoas, quem mora ou visita a região, precisa passar por uma longa estrada de barro de 11 quilômetros e 27 quilômetros, respectivamente. Agora, os caminhos vão mudando e ganhando uma nova forma por meio das ações de melhoria viária do programa Pró-Estrada.

Com os serviços de implantação mais avançados, a via que dá acesso a Belo Monte e também conecta a cidade com Batalha, vai aos poucos se estruturando. A equipe técnica, coordenada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), trabalha paralelamente com as atividades de terraplanagem, que já estão 80% concluídas, e também com o inicio da pavimentação ao longo dos 27 quilômetros.

Junto com Pindoba, Belo Monte era o único município alagoano que não contava com acesso pavimentado à cidade (Foto: Ascom Setrand)

Partindo para a região dos Vales do Paraíba e Mundaú, em Pindoba, a obra de implantação e pavimentação do acesso vai começando a ganhar fôlego. Ainda na fase inicial, a equipe avança com atividades topográficas, instalação de canteiro e mobilização de maquinário. No total, serão 11 quilômetros de via construída que representarão grandes mudanças na qualidade de vida e segurança de viária dos quase três mil moradores do município.

 

“A transformação é notória em diferentes pontos do nosso Estado. Seja em áreas urbanas, em grandes rodovias ou ainda no acesso às cidades alagoanas, como é o caso de Belo Monte e Pindoba, a prioridade tem sido a mesma: elevar o padrão de qualidade de mobilidade dos moradores e visitantes. Já progredimos bastante, mas ainda há muito trabalho a ser feito com foco na infraestrutura de Alagoas”, salienta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

 

Sobre o programa

Iniciado em 2016, o Pró-Estrada vem tendo uma atuação significativa para a melhoria do desenvolvimento urbano, infraestrutura viária e segurança em Alagoas. Com obras de pavimentação de vias urbanas, reconstrução de estradas e implantação de vias e acessos em pelo menos 90 municípios em todo o Estado, o programa se consolida com serviços em mais de 1.200 quilômetros da malha viária.

 

Junto com Pindoba, Belo Monte era o único município alagoano que não contava com acesso pavimentado à cidade (Foto: Ascom Setrand)Em Belo Monte, o Pró-Estrada atua com a implantação e pavimentação de 27 quilômetros da via que dá acesso à cidade (Foto: Ascom Setrand)Via que dá acesso a Belo Monte também conecta o município até Batalha (Foto: Ascom Setrand)Para implantação do acesso a Belo Monte, a equipe técnica trabalha paralelamente com as atividades de terraplanagem e início da pavimentação (Foto: Ascom Setrand)

Publicar comentário