Carregando agora
×

Operação da PM no interior de Alagoas apreende nove armas de fogo e ultrapassa recorde do ano.

Operação da PM no interior de Alagoas apreende nove armas de fogo e ultrapassa recorde do ano.

Durante uma operação deflagrada na noite da última quinta-feira (12), a guarnição da Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu nove armas de fogo e prendeu duas pessoas nos municípios de Rio Largo e São Luís do Quitunde. A ação contra o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma de fogo contou com levantamentos feitos pelo Serviço de Inteligência da unidade.

Na cidade da Região Metropolitana, a equipe foi acionada pela P2 para averiguar denúncias sobre suposta comercialização de armas e drogas no conjunto Jarbas Oiticica. Com a aproximação dos militares ao local indicado, vários indivíduos empreenderam fuga adentrando numa região de mata. Eles abandonaram um pacote preto, onde estavam enroladas sete armamentos, sendo quatro espingardas com cabo de madeira, uma espingarda calibre 22, uma espingarda com dois gatilhos e uma garrucha.

Dando continuidade aos trabalhos, a guarnição realizou uma abordagem a um Peugeot 207, de cor branca, que era conduzido por Pedro Henrique Accioly Juca, de 31 anos. No automóvel, os militares encontraram uma pequena quantidade de cocaína. Em seguida, o condutor do veículo indicou à sua residência e com a devida autorização foi realizada a busca domiciliar. Dentro do imóvel, foram apreendidos diversos pacotes de cocaína prontos para a comercialização, o que totalizou 240 gramas da droga. Também foram apreendidos no local dois papelotes de crack, embalagens e uma balança de precisão.

Seguindo as informações da Inteligência, a equipe da Força Tática também se deslocou até a casa de Armando José da Silva, de 62 anos, que fica localizada na comunidade Catuca, na Zona Rural do município da região Norte do Estado. No imóvel em São Luís, os policiais apreenderam uma espingarda calibre .38, uma pistola calibre .380 e 115 gramas de pólvora, além de munições de diversos calibres.

Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram levados para a realização dos procedimentos cabíveis junto à Polícia Judiciária na Central de Flagrantes I, em Maceió. Na delegacia, foram feitos os autos de Apreensão e Apresentação e os indivíduos foram autuados conforme a legislação vigente. Pedro Henrique por Tráfico de entorpecentes e Armando José por Posse ilegal de arma de fogo. Durante a ação, uma outra arma também foi apreendida, no entanto, não foi configurada como sendo de fogo pela autoridade policial, ficando registrada como um simulacro.

O número de armamento apreendido nessa única ação fez com que a unidade operacional batesse o recorde de apreensões de arma de fogo em 2019. De janeiro a novembro deste ano, o 8º BPM apreendeu 37 armas, no entanto, em nenhum um dos meses teve o número expressivo. Em maio e outubro, o índice chegou a sete e oito apreensões, respectivamente.

Em outra ação, arma é apreendida no Pilar
A guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade de Pilar, pertencente ao 8º BPM, apreendeu um revólver e 27 munições calibre .22, além de cinco gramas de maconha no conjunto Morada do Alto, na região da Chã do Pilar. O material foi apreendido na madrugada dessa quinta (12) com um adolescente de 16 anos, após ele ter agredido a própria companheira, a própria vítima de 22 anos foi quem acionou os policiais.

Diante dos flagrantes, o jovem foi então encaminhado à Central de Flagrantes I, em Maceió, e, em seguida, autuado por Ato infracional análogo aos crimes de Posse ilegal de arma de fogo e de Lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha.

Por: Ascom PM/AL

Publicar comentário