Ciclone atinge Santa Catarina, causa morte, destruição e fenômeno pode chegar em SP.
Um ciclone provocou estragos e deixou ao menos três mortos em Santa Catarina, nesta terça-feira (30/6). De acordo com o Corpo de Bombeiros local (CBMSC), todas as regiões do estado foram atingidas por fortes ventos e chuvas. Os principais registros foram de queda de árvores e destelhamentos.
O fenômeno deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, segundo alerta a MetSul.
A Marinha ainda emitiu um alerta de possibilidade de ressaca para o mar, com ondas entre três e quatro metros de altura no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O ciclone deve atingir São Paulo também.
Uma idosa de 78 anos, que faleceu em Chapecó ao ser atingida por uma árvore. Um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, que foi atingido por fios de alta tensão e um óbito em Tijucas, além de uma pessoa desaparecida. A ocorrência no município está em andamento.
As rajadas de vento passaram dos 100km/h em algumas áreas. De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), até as 17h eram 1,5 milhão de unidades sem energia elétrica no estado. O mau tempo foi provocado pela formação e deslocamento de um ciclone aliados a uma frente fria.
De acordo com a companhia, equipes estão em campo nesse momento, atuando nas áreas atingidas.
As cidades de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Lages, Chapecó, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José, Joçaba, Balneário Camboriú, Xanxerê e Rio do Sul foram algumas das que acionaram o Corpo de Bombeiros com ocorrências nesta terça.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC), ainda há muito vento e chuva, e árvores caídas em várias rodovias. Alguns dos locais onde a pista foi ou está interditada são a BR-470, em Blumenau, Ascurra, Lontras e Rio do Sul; a BR-116 em Mafra, Monte Castelo; BR-282, Joaçaba, Campos Novos, Vargem, Xanxerê, São José do Cerrito, Bom Retiro Rancho Queimado; e BR-101 em Itajaí, Biguaçu, Paulo Lopes e Tubarão; BR-153 em Concórdia; e BR-280 em Araquari.
A orientação é para a população permanecer em local seguro e relatar as ocorrências para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193). Já as emergências relativas à rede elétrica no 0800 048.0196.
Por: Agências
Publicar comentário