Carregando agora
×

Mais de 380 mil veículos possuem licenciamento atrasado em Sergipe.

Mais de 380 mil veículos possuem licenciamento atrasado em Sergipe.

Maiores números estão em Aracaju, Itabaiana, Lagarto e Socorro.

O número de veículos com o licenciamento atrasado em Sergipe já chegou em 383.046 mil quando observados os meses de janeiro a setembro de 2022, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O total representa um percentual de 43,19% de inadimplência. Entre os municípios com os maiores números estão Aracaju, com 132.877 veículos não licenciados, Itabaiana, com 29.659, Lagarto, com 25.146, e Nossa Senhora do Socorro, com 23.486. Ainda conforme os dados do Detran, o maior número de veículos inadimplentes tem entre dez e 20 anos de fabricação, com 153.052 ao total.

No entanto, também é alto o número de veículos com mais de 20 anos que estão inadimplentes, com 133.129. Já os veículos mais novos, entre cinco e dez anos, representam um total de 68.088 inadimplentes, e os de até cinco anos somam 28.778. De acordo com a Comunicação do órgão, a multa por licenciamento vencido é de R$ 43,77 para o ano atual e R$ 150,14 para anos anteriores.

O coordenador da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), responsável pela fiscalização de veículos inadimplentes, major Adelvan Silveira, explica que o licenciamento é uma taxa cobrada pelo Estado para que os condutores possam circular pelas vias. “Dessa forma, quando ele não é pago o condutor perde a licença de conduzir o veículo. Até 2016, quem atrasava tinha o veículo removido para o pátio automaticamente. Mas com a mudança da legislação o cidadão agora tem a permissão de sanar a irregularidade no local e não ter o veículo removido. Reforçando que é necessário quitar o boleto de pagamento e apresentar o comprovante e entregar à polícia no período da blitz, e essa média é de 40 min a 50 min”, explica o major.

Caso o condutor realmente não tenha condições de quitar o débito, o veículo terá que ser removido. “Se o guincho foi acionado o veículo tem quer ser removido, porque assim que acionamos gera o custo”, reitera o policial. Se o condutor apresentar inadimplência apenas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o veículo não poderá ser apreendido.

Publicar comentário