Presidente Lula é chamado de “decepção” pelo jornal francês Libération.
Sob o título “Lula, a decepção”, o jornal critica a dificuldade do presidente brasileiro em lidar com as questões internas do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi destaque na capa do jornal francês Libération em sua edição impressa desta sexta-feira (23/6). Sob o título “Lula, a decepção”, o periódico critica a dificuldade do presidente brasileiro em lidar tanto com as questões internas de seu país quanto com o cenário internacional, onde suas posições antiatlantistas são alvo de recriminação.
O Libération refere-se às declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia, nas quais ele não criticou explicitamente a Rússia pela invasão. O jornal ressalta que o presidente brasileiro não se mostra como o aliado precioso que se imaginava, especialmente quando se trata de ostracizar a Rússia, considerada o novo pária do Ocidente por sua invasão intolerável da Ucrânia.
Lula encontra-se em visita oficial à França desde a última quinta-feira, 21, e já se reuniu com o presidente Emmanuel Macron. Além disso, participou da cúpula do evento “Um Novo Pacto Financeiro Global” na manhã de hoje.
O Libération também menciona a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil no mês passado, e usa esse encontro como mais um ponto para criticar as relações internacionais de Lula. O jornal menciona a expectativa de encontrar um “messias” na presidência brasileira por parte dos países do Ocidente, mas argumenta que foram surpreendidos com uma “miragem”.
Apesar das críticas, o Libération destaca a intenção do presidente brasileiro em retomar a agenda com os demais países e pôr fim ao isolamento internacional que o Brasil enfrentou durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL). O jornal ressalta os quatro anos de desmatamento acelerado, polarização extrema e isolamento internacional vividos pela nação emergente.
Publicar comentário