TRABALHO DA SAÚDE DE FEIRA GRANDE É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO ‘AQUI TEM SUS’ DO GOVERNO FEDERAL.
A boa atuação do atendimento da Saúde de Feira Grande foi destaque no Web documentário “Brasil, Aqui tem SUS”, do Ministério da Saúde. O grupo do governo Federal gravou na cidade e acompanhou um Projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Feira Grande, no cuidado as pessoas com lesões graves.
Com om programa de cuidado estendido a pessoas com lesões graves, Equipes de saúde vão ao encontro de pacientes em suas casas, mesmo aos feriados e finais de semana, a fim de manter a continuidade do tratamento. Com o projeto, o município conseguiu 40% de evolução de pacientes e, 25% das lesões complexas, antes sem perspectiva de melhora, atingiram a cura.
“A gente poderia estar fazendo o que é possível, que é levar esses curativos de segunda a sexta, mas a gestão e todo empenho da equipe está pensando em fazer o que realmente é o melhor de cada um. Não é o melhor do mundo, mas é o melhor que a gente pode fazer por aquele paciente. E o melhor hoje é levar realmente esse cuidado estendido”, explica a enfermeira, Karla Regina de Lira.
Para além dos números, houve ganho de qualidade de vida de usuárias e usuários do SUS, evitando o agravamento de suas condições por conta de deslocamentos às unidades de saúde e a oneração desnecessária do município, como contou a secretária de Saúde de Feira Grande, Crislaine Eules. “A secretária que me antecedeu, observou que tinha um número crescente de pacientes que precisavam passar pela avaliação de um cirurgião cardiovascular, muitas das vezes precisava passar por um procedimento cirúrgico, como amputação, perder parte de seus dedos, do pé ou da perna. E aí, sensível a essa situação, procurou o que estava acontecendo e de que forma poderíamos intervir para evitar que o paciente chegasse a esse grau de sofrimento. Foi ofertado pela gestão municipal, um momento de atualização de cuidados para pacientes com feridas”, disse a secretária.
Assista Feira Grande no documentário:
Publicar comentário