Arapiraca suspende vacinação contra a Covid-19 após ataque hacker a site do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da capital do Agreste, essa é a decisão “mais coerente” no momento
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suspendeu temporariamente a aplicação de novas doses de vacinas contra a Covid-19. A suspensão já ocorre a partir deste sábado (11). O motivo de acordo com o órgão municipal foi o ataque hacker ao site ConectSus, sistema do Ministério da Saúde, que ocorreu nesta sexta-feira (10).
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, Arapiraca aguarda orientações dos órgãos responsáveis sobre o ocorrido.
“Apesar da falta de sistema, ainda conseguimos realizar a aplicação de mais de 1.200 doses nesta sexta-feira. O registro foi feito de forma manual e a decisão de suspender temporariamente é a mais coerente neste momento”, explicou a enfermeira.
A Coordenadora informa ainda que tão logo o sistema seja recuperado a aplicação voltará a ser aplicada. “ Estamos em alerta. Assim que esse incômodo, que atingiu tantas cidades, for resolvido, estaremos prontos para o retorno”, afirmou a profissional da Saúde.
Entenda
Usuários do ConecteSUS relataram, na manhã desta sexta-feira (10), que os comprovantes de imunização não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo.
Os relatos começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.
Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.
*Com assessoria
Publicar comentário