Carregando agora
×

Desabamento de dois prédios em Muzema, no Rio, deixa mortos e vários feridos.

Desabamento de dois prédios em Muzema, no Rio, deixa mortos e vários feridos.

Ao menos duas pessoas morrem e quatro ficam feridas em desabamento de prédios na Muzema

Ao menos duas pessoas morreram e sete foram retiradas com vida dos escombros do desabamento de dois prédios de seis andares na manhã desta sexta-feira na favela da Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. Equipes de seis quartéis do Corpo do Bombeiros estão no local, na Estrada de Jacarepaguá, 370, em busca de mais vítimas

Quatro dos resgatados estavam feridos e foram levadas para hospitais da região: Raimundo Nonato Farias Gomes, de 41 anos, e Luciano dos Santos, de 38. E também o vice-presidente da associação de moradores da Muzema, pastor Cláudio Rodrigues, de 40 anos, sua mulher, Adilma Rodrigues, de 35 anos. A filha do casal, Clara, de 6 anos, teve apenas ferimentos leves. A família tinha se mudado para lá há uma semana.

Moradores estão improvisando macas para ajudar a socorrer pessoas. De acordo com um morador, um homem, uma mulher e uma criança foram resgatados com vida. Segundo a prefeitura, as duas construções eram irregulares. A região é conhecida por ser comandada pela milícia.

 

Em entrevista ao Bom Dia Rio, uma moradora, identificada como Érica, afirmou que a mãe, Maria Silva de Abreu, estava em casa e pode estar embaixo dos escombros de um dos prédios.- Aqui, constroem sem parar, é uma poeirada sem fim. Só pensam em construir e vender, não importa as condições – lamenta a moradora.

Moradores retiraram homem dos escombros apoiado em uma porta, que foi usada como maca
Moradores retiraram homem dos escombros apoiado em uma porta, que foi usada como maca Foto: Reprodução/ TV Globo

Um morador, de prenome Edvaldo, que morava no primeiro andar de um dos prédios há mais de um ano, disse que, quando ouviu o barulho do teto caindo, correu para a sala e conseguiu escapar.

– Tudo desabou em cima de mim. Os vizinhos tiraram uma parede da frente, consegui sair pela sala. No desespero, você não quer mais chegar perto do prédio, quero ficar bem longe disso aí – disse Edvaldo.

Outro morador da região afirmou que a construção dos prédios são recentes. Segundo ele, os edifícios foram inaugurados há cerca de seis meses.

Moradora desesperada conta que a mãe está presa nos escombros
Moradora desesperada conta que a mãe está presa nos escombros Foto: Reprodução/TV Globo

Os desabamentos aconteceram em uma área alta da comunidade, perto de uma zona de mata.

Um vídeo divulgado pelo aplicativo “Onde Tem Tiroteio – RJ” mostra o local logo após o desabamento dois prédios.

 

00:00/00:29

 

LEIA: Favela da Muzema, no Itanhangá, é tomada por construções irregulares

Bombeiros vasculham escombros de prédios que desabaram na comunidade da Muzema
Bombeiros vasculham escombros de prédios que desabaram na comunidade da Muzema Foto: Reprodução/ TV Globo

A comunidade Muzema foi uma das mais atingidas pelo temporal que atingiu o Rio de Janeiro. Até esta quinta-feira as ruas da região ainda estavam alagadas. O Rio encontra-se em estágio de alerta desde a última segunda-feira.

Em dezembro de 2016, reportagem do GLOBO mostrou que apartamentos com varanda gourmet e garagem com vagas cobertas eram vendidos por R$ 159 mil. Eram dezenas de edifícios novos, muitos irregulares e em construção. Em muitas áreas, algumas dominadas por milícias, a velha imagem de casas simples havia desaparecido. Enquanto se verticalizava, a paisagem na Muzema era de uma selva de pedra, de verdadeiras favelas de prédios.

Whatsapp

Recomendadas para Você

Publicar comentário

Veja mais...