Benedito de Lira, ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel morre aos 82 anos.
O ex-senador por Alagoas e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos.
Conhecido como Biu no meio político, ele é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Benedito de Lira exerceu os cargos de senador da República, deputado estadual por três mandatos e vereador em Maceió e Junqueiro.
Ele também trabalhou como escriturário do Banco do Povo S.A, integrou a Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e dirigiu o antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago.
No ano passado, Benedito de Lira conquistou a reeleição para prefeito da Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió. No entanto, devido ao agravamento de sua saúde, ele não participou de sua posse. A chefia do executivo será assumida pelo seu vice, Henrique Alves Pinto (PP).
Lira enfrentava um câncer e passou por uma cirurgia de emergência no dia 31 de dezembro. Desde então, permaneceu internado no Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió.
A família Lira anunciou que divulgará em breve os detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro.
CONFIRA NOTA OFICIAL ABAIXO
O estado de Alagoas lamenta profundamente a perda de Benedito de Lira, um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Ele faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos. Benedito ocupou diversos cargos ao longo de sua trajetória: foi ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, vereador em Junqueiro e Maceió, além de prefeito reeleito da Barra de São Miguel. A família ainda divulgará os detalhes das cerimônias de velório e enterro.
Carinhosamente chamado de Biu, Benedito enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, ele passou por uma cirurgia de emergência e permaneceu internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. Nesta terça-feira, seu coração parou de bater, encerrando uma vida marcada por trabalho e dedicação ao povo alagoano.
Mesmo enfrentando adversidades, Benedito exerceu com determinação seu último mandato público. Ele liderou uma gestão de conquistas na Barra de São Miguel e participou ativamente, com alegria, de sua campanha eleitoral vitoriosa em 2024. Com sua morte, o vice-prefeito Henrique Alves Pinto assumirá definitivamente o Executivo Municipal.
De origem humilde e com uma trajetória marcada pelo contato direto com a população, Benedito formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde estudou entre 1968 e 1972. Nascido em Junqueiro, em 1942, ele sempre manteve fortes laços com sua terra natal, onde iniciou sua carreira política como vereador, eleito em 1966 e reeleito em 1970.
Após se mudar para Maceió, Benedito trabalhou como escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e gestor do Colégio Cenecista Élio Lemos. Ele também foi eleito vereador da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982. Seu desempenho conquistou a população maceioense, levando-o a ser eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, de 1983 a 1994, período em que presidiu a Assembleia Legislativa de Alagoas.
Em 1994, Benedito foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por diversas legislaturas. Após concorrer como vice-governador em 1998, ele retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006. Em 2010, conquistou uma vaga no Senado Federal com a maior votação, onde trabalhou incansavelmente por Alagoas até 2018. Ele também disputou o cargo de governador em 2014, consolidando uma carreira política marcada por compromisso e superação.
Da redação com Alagoas 24 horas
Publicar comentário