Carregando agora
×

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição que continua firme na cidade de Penedo-Al.

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição que continua firme na cidade de Penedo-Al.

Tradição ocorre há 135º anos na cidade ribeirinha.

Com 135º anos de tradição não tiram o vigor da festa de Bom Jesus dos Navegantes, da cidade ribeirinha que continua firme e faz parte do calendário de centenas de fiéis no dia 07 de janeiro ate 13 de janeiro. Este ano não foi diferente, quem esteve presente nas margens do Rio São Francisco presenciou a pujança e a vitalidade da festa.

Segundo o Prefeito Március Beltrão, a procissão de Bom Jesus dos Navegantes e prioridade na minha gestão. Hoje e principal festa do calendário da cidade de nosso Penedo.

 

bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, e Prefeito e autoridades municipais e estaduais esteve no cortejo da saída da Imagem da Igreja de Santa Cruz, e também na procissão fluvial. “Essa expressão, esse dia, que já tem uma tradição muito consolidada, que nos faz andar pelas águas do Velho Chico com Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, Ele que é nosso patrono e nos ajuda, nos defende, Ele que nos agracia, como muita segurança, durante essa procissão invocarmos as bênçãos, dele para o povo ribeirinhos. Ele que abençoa o nossos caminhar no dia a dia,  possamos contar sempre com a Sua proteção”, destacou Dom Valério Breda.

A procissão atrai fiéis de várias partes do estado e de outras localidades, a exemplo do senhor Ednaldo e Família, do rio de Janeiro, que há anos participa da festa. “É com muito prazer e muito gosto que venho para esta procissão. É um momento de renovar a nossa fé para iniciarmos um novo Ano”, disse seu Ednaldo.

Muitos Barcos, Canos e escunas, lanchas acompanharam o cortejo fluvial, a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes, estava em uma Balsa vistoriado e sob a guarda da Marinha e do Corpo de Bombeiros juntos com       11º batalhão de policia de Penedo, que apoiam o evento. Ao retorno da procissão fluvial, uma multidão segue pelas ruas que foram tomadas por milhares de fiéis devotos do Bom Jesus dos Navegantes, no ponto alto da programação religiosa da 135ª edição da festa alusiva ao santo protetor dos romeiros e ribeirinhos, para a Missa de Enceramento.

Publicar comentário