Home / Destaques / Membros do Conselho Municipal de Segurança tomam posse em Penedo.

Membros do Conselho Municipal de Segurança tomam posse em Penedo.

Penedo ganha mais um reforço na área de segurança pública. Sede do 11º Batalhão de Polícia Militar, da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, a cidade histórica passa a dispor de Conselho Municipal de Segurança. A posse dos membros aconteceu nesta quinta-feira, 05, na sede da Procuradoria Geral do Município.

A efetivação do órgão deliberativo é consequência do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Penedo, a Câmara de Vereadores e o Ministério Público Estadual. “O Conselho vem em boa hora, tenho certeza que junto com o trabalho das Polícias Militar e Civil, vai colaborar para a redução da criminalidade”, disse o Capitão PM Leal, representante do comando do 11º BPM.

A integração entre Conselho, setores da Segurança Pública e a população também foi destacada pelo Diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias, José Antônio Malta Marques. “A Polícia Militar e a Polícia Civil não trabalham como bola de cristal, o judiciário e o Ministério Público muito menos”, declarou, chamando todos a colaborar no enfretamento do problema.

“O Conselho é uma forma de democratizar as ações de segurança no município, ele faz com que a sociedade saia de sua zona de conforto e participe efetivamente das ações”, acrescentou Malta Marques, parabenizando o trabalho da administração municipal, especialmente pela instituição da Guarda Patrimonial.

Diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias, José Antônio Malta Marques

Guarda Patrimonial

Dispondo de efetivo com 53 pessoas, o órgão que protege o patrimônio público e apoia as corporações policiais é mais um avanço proporcionado pela gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes. O governo atual também criou a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), outro setor com atividades incluídas no âmbito da segurança pública.

“Em Penedo se respira paz, nós temos um povo ordeiro e trabalhador que não se acostuma com atos de violência”, frisou o Prefeito Március Beltrão em seu discurso. Ele frisou que a segurança pública não é feita somente de operações policiais nas ruas, mas principalmente com a prevenção, destacando a inclusão de crianças e adolescentes na educação formal e na oferta de atividades esportivas e de lazer.

Conselheiros

As articulações institucionais sobre segurança pública em Penedo têm agora mais um aliado, um Conselho formado atualmente por Geraldo Sabino dos Santos (representante e Diretor da Guarda Patrimonial do Município), Geovane Nunes de Deus (representante da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria da Fazenda), Sandro Barreto Nunes Menezes (representante do MPE), Pedro Soares da Silva Neto (representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Maria Isabel Cabral Ernesto Bezerra (representante e gestora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação) – ausente da solenidade por motivo de saúde – e Pedro Felipe Queiroz de Azevedo Santos (advogado e representante da OAB seccional Penedo), também ausente da solenidade por se encontrar em audiência.

Sobre a composição do Conselho Municipal de Segurança em Penedo, ficou acordado entre MPE, Prefeitura de Penedo e Câmara de Vereadores que haverá uma reformulação para posterior inclusão, regulamentada na forma da lei, de pessoas indicadas por entidades representativas de classe e de setores organizados da sociedade civil.

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*