Home / Destaques / Penedo: uma cidade tomada pelo lixo.

Penedo: uma cidade tomada pelo lixo.

Sem coleta de lixo há pelo menos duas semanas, moradores ameaçam despejar o lixo na porta da prefeitura

Os moradores estão sentindo na pele, e no nariz, os efeitos da falta de coleta. Segundo as denúncias, o acúmulo de lixo pelos logradouros vem atraindo animais e insetos vetores de doenças “Está muito difícil essa situação. As moscas estão tomando conta da cidade”, escreveu uma moradora, utilizando uma rede social.
Também numa rede social, o radialista Welson Ferreira, se pronunciou sobre o descaso. “É inadmissível um município como o nosso não ter um sistema regular de coleta de lixo.
Os perigos que o lixo traz
Um texto publicado no site www.maisequilibrio.com.br dá bem uma ideia do perigo a que estão sujeitos os moradores obrigados a conviver com montanhas de lixo próximas de suas casas por causa dos problemas ocasionados pela falta de coleta e de limpeza urbana. Além dos produtos descartados inadequadamente nas vias públicas ou em logradouros irem parar em bueiros, impedindo o adequado escoamento das águas pluviais, o lixo também pode gerar chorume, um líquido altamente tóxico, que pode contaminar a água e o solo.
Ainda de acordo com a página na internet, as montanhas de lixo ainda podem servir de abrigo e alimento para animais, servindo como criadouros de vetores de doenças como leptospirose, peste bubônica e tifo, causadas pelos ratos; além de febre tifóide e cólera, causadas por baratas; e malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos, como explica o professor Marçal Rizzo, assistente na Universidade Federal do M.

 

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*