Home / Alagoas / Ponte que vai interligar Penedo e Neópolis começa a sair do papel.

Ponte que vai interligar Penedo e Neópolis começa a sair do papel.

Um sonho antigo dos moradores do Baixo São Francisco Alagoano e Sergipano começou oficialmente a tomar forma nesta sexta-feira (21). Foi autorizada à publicação do edital de lançamento para a contratação de empresas objetivando a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Penedo e Alagoas. Obra que vai integrar os Estados de Alagoas e Sergipe.

Orçado em R$ 1.946.959,17 (um milhão novecentos e quarenta e seis mil, novecentos e cinquenta e nove reais e dezessete centavos), à publicação do edital prevê a contratações para: Elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Anteprojeto de Engenharia Rodoviária para Implantação, Melhoramentos, Pavimentação e Obras de Arte Especial.

Um projeto de integração

A solenidade para assinatura do projeto de licitação reuniu prefeitos da região, deputados federais e estaduais. O presidente nacional da Companhia de Desenvolvimentodos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e, claro, os gestores de Penedo, no auditório da Casa de Aposentadoria, na Praça Barão de Penedo, Centro Histórico.

Assinatura para a elaboração dos estudos técnicos de viabilidade aconteceu nesta sexta-feira (21)
Assinatura para a elaboração dos estudos técnicos de viabilidade aconteceu nesta sexta-feira (21)
“Este projeto não é apenas de Penedo e Neópolis. Mas, sim de milhares de alagoanos e sergipanos. Uma realidade que começa a sair do papel e que busca unicamente a integração. Hoje estamos dando um grande passo para a ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os dois municípios vizinhos”, disse o prefeito da cidade de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), durante a assinatura do projeto.

O vice-prefeito, o engenheiro Ronaldo Lopes (PMDB), também, destacou a importância da concretização dessa obra. “Sempre foi um grande sonho para a nossa região. Sentimos falta da integração econômica e do desenvolvimento entre os estados de Alagoas e Sergipe. E este projeto se concretizando, vai contribuir com o turismo, com o estaleiro, com a mineradora de Craíbas, todo o escoamento da produção da região. Esta assinatura de hoje é muito importante para a região do Baixo São Francisco”, pontuou Lopes.

Total empenho para a viabilização

Políticos de Alagoas e presidente da Codevasf comemoram o projeto
Políticos de Alagoas e presidente da Codevasf comemoram o projeto
Encerrando o encontro, o presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, garantiu que órgão federal vai se empenhar para a viabilização do projeto.

“Era um ideia pré-concebida pelo município de Penedo. Não existe obra sem projeto. Não existe sonho sem projeto. Jamais poderíamos pensar em ponte se vocês não tivessem a ideia e o sonho. Esta ponte também significa muito para a Codevasf. Ela vai interligar os nossos seis projetos que existem nos dois estados. Desta forma vai acontecer à troca de experiências, o escoamento da produção. Um ganho imensurável ao Baixo São Francisco. Contem com a minha disposição e empenho para a viabilização da ponte, que em breve, estarei cruzando o Rio por ela, sem usar as balsas”, concluiu o presidente nacional do órgão federal, ligado ao Ministério das Cidades.

O lançamento do edital para os estudos do projeto de viabilidade, bem como, todo o acompanhamento, será realizado pela Codevasf.

Dados da ponte

Extensão da ponte – 1.100 m;
Largura da ponte – 18,50 m;
Extensão dos acessos – 7.500 m;
Distância do vão navegável – 300 m;
Distância entre vãos – 35,00 m;
Número de vãos da ponte – 22,0;
Extensão de ponte protendida – 800 m;
Extensão de ponte estaiada – 300 m;
Largura do passeio – 2,00 m;
Largura da ciclovia – 2,00 m;
Número de faixas de rolamento – 2,0;
por Roberto Miranda

 

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*