Home / Brasil/Mundo / Entenda por que Faustão foi priorizado no transplante renal: ele era o 13º na fila.

Entenda por que Faustão foi priorizado no transplante renal: ele era o 13º na fila.

Atualmente, o Estado de São Paulo tem o maior número de pessoas aguardando por um transplante, totalizando 38.908 indivíduos na lista de espera.

Fausto Silva, apresentador de televisão de 73 anos, passou por um transplante de rim na segunda-feira, dia 26, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Ele estava posicionado como o décimo terceiro na fila de espera para o procedimento, tendo atendido a critérios específicos que lhe conferiram prioridade.

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo esclareceu que Fausto Silva foi inscrito na lista de espera para transplante de rim no dia 6 de fevereiro, sendo submetido ao procedimento no dia 26 do mesmo mês. Esta decisão foi tomada com base em normas estaduais que estabelecem critérios para a priorização de pacientes.

 

 

Entre os fatores que contribuíram para a priorização de Silva, está o fato de ele ter realizado um transplante de coração em agosto do ano anterior. Segundo a Resolução Estadual SS 06 de 2019, pacientes nesta condição, assim como aqueles impossibilitados de acessar tratamentos de diálise ou que tenham sido doadores renais, recebem prioridade para transplantes de outros órgãos.

A resolução ainda especifica que os critérios para a seleção de receptores de rim incluem compatibilidade genética (HLA), compatibilidade sanguínea (ABO), priorização estabelecida e a idade do doador. Destaca-se que a prioridade também pode ser concedida a pacientes que não possuem acesso intravenoso para diálise ou aqueles que já realizaram doações renais.

A secretaria adicionou que todos os pacientes em fila para transplante de rim devem apresentar condição de doença renal crônica, com funcionamento do órgão comprometido a 15% ou menos de sua capacidade. Atualmente, o Estado de São Paulo tem o maior número de pessoas aguardando por um transplante, totalizando 38.908 indivíduos na lista de espera.

Por: Arnaldo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*