Segurança dá início à Operação Verão e garante policiamento durante a alta temporada.
Reforço na segurança começa neste sábado (8) e segue até março de 2019, cobrindo Maceió, Região Metropolitana e polos turísticos do interior
Alagoas vem, nos últimos anos, ganhando destaque no cenário nacional, seja pelas belezas naturais, que impulsionam o setor de turismo, ou por avanços em diversas áreas, uma delas a Segurança Pública. Para garantir a tranquilidade da população alagoana e de turistas que visitarão o estado na alta temporada, as forças de segurança dão início, neste sábado (8), à Operação Verão, que se estenderá até depois do Carnaval, em março de 2019.
O policiamento e outras ações de segurança terão como foco os principais municípios que recebem grande concentração de pessoas durante o verão e nas festas de fim de ano. O planejamento operacional contará com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança Pública (SSP), programa Ronda no Bairro e alunos do Curso de Formação da Polícia Militar.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, a Operação Verão terá grande importância não só para a segurança, que atuará de forma integrada, como também para o turismo. Ele lembra que Alagoas é um dos destinos mais procurados por turistas, o que reflete a visão positiva que as pessoas têm do estado.
“O fato de Alagoas hoje reduzir a violência contribui para esse crescimento de turistas, então durante a alta temporada é essencial termos um planejamento operacional para fazer com que o período não registre ocorrências graves. O resultado, com certeza, refletirá de forma positiva nas estatísticas”, afirmou.
Maceió e Região Metropolitana
Para Maceió e a Região Metropolitana, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) traçou um planejamento que envolve também ações específicas de acordo com a área e a situação. No Centro de Maceió, os militares contarão com apoio do Ronda no Bairro para garantir a segurança de lojistas e de consumidores durante as tradicionais compras de fim de ano.
Na Orla, também haverá reforço no policiamento durante os eventos natalinos e festejos de Réveillon. O planejamento também cobrirá áreas como o Benedito Bentes e Pontal da Barra e demais municípios da região: Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Pilar, Santa Luzia do Norte, Rio Largo e Satuba.
Para cobrir a área, o policiamento será realizado a pé e motorizado – carro e moto – com emprego dos batalhões de área, Força Tarefa, Ronda no Bairro e alunos do Curso de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar. Estes últimos estão aptos a realizar o estágio previsto nas atividades de formação.
As equipes do Ronda no Bairro farão policiamento de aproximação e ostensivo a pé, motorizados, de bicicleta e com viaturas cobrindo toda a orla, Jacintinho e Centro, de domingo a domingo, em horários definidos junto ao CPC.
Interior
Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) traçou estratégias para garantir o reforço no policiamento de Penedo a Jequiá da Praia, no Litoral Sul, de São Luís do Quitunde a Maragogi, no Litoral Norte, e aquelas cidades localizadas no Sertão que recebem turistas, como é o caso de Piranhas.
Nestes perímetros, serão empregados o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Batalhão Rodoviário (BPRv), Cavalaria (RPMon), Força Tarefa, alunos do CFAP, e o Grupamento Aéreo, além das unidades que cobrem a área.
Na região da Costa dos Corais e Rota Ecológica, haverá policiamento a pé e motorizado, além de outras ações de acordo com o fluxo de pessoas em determinados dias ou períodos.
Polícia Civil
A Polícia Civil determinou que as Gerências de Polícia Judiciária das Regiões 01, 02 e 03, que compreendem as regiões Norte e Sul do estado, tracem ações estratégicas para o período. Com isso, as delegacias de Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Piranhas, Porto de Pedras e Coruripe funcionarão todos os dias em regime de 24 horas para confecção de Boletim de Ocorrência.
Na capital, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) estará com uma delegacia móvel todos os dias na Feirinha da Pajuçara para atendimento aos turistas, informações sobre segurança e confecções de BOs.
A Asfixia dará apoio aos fins de semana na Barra de São Miguel e Paripueira. Já o Tigre estará presente em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
Corpo de Bombeiros
Em Maceió, o Corpo de Bombeiros atuará em pontos estratégicos – Jacintinho, Benedito Bentes e orla – realizando atividades operacionais. Durante os festejos de fim de ano, os militares também farão vistorias e prevenção em locais onde haverá queima de fogos.
O planejamento também abrange as bases do Corpo de Bombeiros no interior, situadas em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, União dos Palmares e Maragogi.
O Grupamento Aquático terá postos de guarda-vidas nas praias de Guaxuma, Mirante da Sereia, Jatiúca e Francês, e contará com o apoio do resgate aéreo e dos surfistas formados no projeto “Surf-Salva”. Os surfistas darão suporte nas praias do Francês, Pontal da Barra, Prado, Trapiche, Cruz das Almas e Jacarecica.
Da redação com Agencia alagoas
Publicar comentário